São presença obrigatória em muitas mesas da nossa região nesta época festiva. De fabrico artesanal, os folares de Vale de Ílhavo há muito que são um dos produtos de referência em tempo de Páscoa. Este ano, por força da pandemia da Covid-19, será bem mais difícil adquiri-los, uma vez que várias padeiras só estão a trabalhar sob encomenda e os clientes estão confinados ao seu concelho de residência.
A alternativa? Meter as mãos na massa e fazer os seus próprios folares, seguindo a receita original de Vale de Ílhavo (fonte: Câmara Municipal de Ílhavo).
Folar de Vale de Ílhavo
Ingredientes:
1kg de farinha
15 g de sal
20 g de fermento padeiro
400 g de açúcar
5 gemas de ovo
4 ou 3 ovos (cozidos em casca de cebola)
50 g de manteiga derretida
Canela a gosto (ou raspa de limão, opcional)
Modo de preparação:
Junta-se a farinha (cerca de 500 g), o sal e o fermento, amassando tudo muito bem e deixando levedar, pelo período de aproximadamente uma hora. Depois de a massa estar levedada, juntam-se o açúcar, os ovos e a manteiga previamente derretida, misturando tudo muito bem. Acrescenta-se a restante farinha (500 g) e a canela (ou a raspa de limão), envolvendo bem. Deixa-se levedar novamente.
Quando tiver levedado (aproximadamente para o dobro), tende-se a massa em forma de bolo do tamanho que se pretende, decorando com os ovos (previamente cozidos em água com casca de cebola), e pequenas tiras formadas com uma parte da massa que se entrelaçam com os ovos. Vai ao forno de lenha, previamente aquecido.
Dica: um quilo de farinha dá para fazer um folar médio, que se enfeita com 4 ovos, ou 3 pequenos que se enfeitam com um ovo cada.