A cidade de Aveiro vai receber no próximo dia 14 de junho, sábado, a 7ª edição da Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+, um evento que se destaca pela defesa da igualdade de direitos, visibilidade e respeito pela diversidade de orientações sexuais, identidades e expressões de género. A concentração está marcada para as 15h00 no Largo da Estação de Aveiro, de onde a marcha partirá pelas 16h00 em direção à Praça da República. Durante este percurso, a celebração e a resistência vão marcar um momento de reivindicação política e comunitária, dando voz às pessoas LGBTQIAPN+ da região.
A marcha pretende alertar para os desafios que ainda persistem em diversos contextos, sejam sociais, escolares, laborais ou institucionais, e criar um espaço seguro, inclusivo e visível para todas as pessoas queer, assim como para as aliadas e aliados que defendem uma sociedade mais justa e igualitária. Cartazes, palavras de ordem, música e intervenções públicas vão compor esta caminhada, reforçando a importância da solidariedade e do compromisso coletivo.
O evento convida toda a comunidade local e regional, entidades públicas, associações, coletivos e figuras públicas a participarem nesta manifestação, que se quer plural e que reflete o desejo de uma Aveiro mais diversa e inclusiva. A marcha termina na Praça da República com a leitura do Manifesto e um momento de microfone aberto à comunidade, contando ainda com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
Mais informações sobre o evento, objetivos, percurso e atividades pós marcha podem ser acompanhadas nas redes sociais da Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+ de Aveiro.