AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Casa Aberta junta anfitriões à mesa antes do arranque do Festival Rádio Faneca

Sociedade

O Festival Rádio Faneca está de regresso ao centro histórico de Ílhavo de 6 a 8 de junho, para mais uma edição marcada pela celebração da identidade local, pela proximidade com a comunidade e pela diversidade da sua programação. Com entrada gratuita, o evento promete três dias intensos com concertos de David Bruno, Jorge Palma, Benjamim e Beatriz Pessoa, além de teatro nos becos, oficinas, rádio ao vivo, jogos para crianças e performances criadas por artistas locais e convidados.

Um dos momentos mais emblemáticos do festival, a iniciativa “Casa Aberta”, voltará a transformar as casas do centro histórico em palcos e espaços de encontro entre moradores, artistas e público. Para dar as boas-vindas aos anfitriões desta experiência, a câmara municipal de Ílhavo promoveu, no dia 2 de junho, um jantar de convívio, que teve lugar na Sala Estúdio Cinema, junto ao Centro de Religiosidade Marítima.

O objetivo foi reunir as famílias que este ano participam no projeto e preparar a edição deste ano, que bateu recordes de adesão: 90% dos inscritos são estreantes. “É um momento de gratidão e reconhecimento por todos os que, com tanta generosidade, abrem as portas das suas casas e das suas vidas”, afirmou a vereadora Mariana Ramos, sublinhando o simbolismo de “estar à mesa”, como lugar de encontro, convívio e construção de novas ligações.

Este ano, o tema da Casa Aberta é a amizade — “a família que escolhemos”, como referiu a vereadora — e será explorado artisticamente sob a orientação da artista Tânia Dinis. O projeto desafia anfitriões e artistas a refletirem, a partir da sua vivência e da relação com o espaço, sobre este valor universal, transformando as casas em cenários íntimos e interativos.

O presidente da autarquia, João Campolargo, reforçou a importância do envolvimento da comunidade no sucesso do festival e agradeceu às famílias por aceitarem o desafio. O jantar, que incluiu pratos típicos como a chora e uma recriação do “Bacalhau à Confraria”, foi também uma forma de celebrar a cultura ilhavense e de dar o pontapé de saída simbólico para mais uma edição do Rádio Faneca.

Num festival onde a música, o teatro e as artes visuais caminham lado a lado com o quotidiano dos becos e das casas, a Casa Aberta continua a ser uma das provas mais vivas de que a cultura acontece no coração das comunidades.

Corrida Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.