AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Projeto Maior Idade dinamiza o mês de junho com propostas culturais, emocionais e sustentáveis em Ílhavo

Sociedade

O mês de junho arranca com uma agenda intensa e plural do projeto Maior Idade, uma iniciativa do Município de Ílhavo dedicada ao envelhecimento ativo e à longevidade. A programação deste mês reúne uma variedade de atividades que integram expressão artística, bem-estar emocional, sustentabilidade ambiental e cultura intergeracional, com o objetivo de promover encontros significativos e experiências enriquecedoras para a comunidade sénior.

Uma das novidades do mês é o Curso de Barro para Pessoas em Luto, que terá lugar às terças-feiras, a partir das 18h00, no Laboratório do Envelhecimento. Esta oficina inovadora, desenvolvida em parceria com a Universidade de Coventry, do Reino Unido, será orientada pela investigadora internacional Adela Pakandlova. A proposta visa criar um espaço seguro de apoio emocional, onde os participantes podem explorar o luto através da modelagem de barro, numa perspetiva terapêutica e sensível.

Durante o Festival Rádio Faneca, a Maior Idade estará presente com uma participação especial de mais de 25 bordadeiras, que transformarão um espaço do festival numa acolhedora Sala de Estar. Este espaço criativo será palco de partilha de saberes manuais, onde o público poderá aprender pontos tradicionais de bordado e apreciar as coleções desenvolvidas ao longo do último ano nos vários polos da rede Maior Idade.

No dia 14 de junho, às 14h00, o Fórum da Maior Idade acolherá a segunda edição da feira “Trocar é Chique”, uma iniciativa que incentiva práticas de consumo sustentável através da troca de roupas e livros. A feira inclui ainda oficinas dedicadas à economia circular e à valorização da reutilização de materiais, numa abordagem consciente e prática da sustentabilidade.

Ainda no âmbito do apoio emocional, está agendada a última Oficina de Apoio ao Luto, marcada para o dia 24 de junho, às 18h00, no Fórum Maior Idade, na Gafanha da Nazaré. Esta sessão de encerramento contará com um momento especial de relaxamento ao som de taças tibetanas, promovendo uma experiência sensorial de serenidade e conforto para quem atravessa um processo de perda.

A cultura estará também em destaque com o espetáculo “Casa d’Amália”, que presta homenagem ao fado e às emoções que lhe estão associadas. O evento, com atuações de FF, Lenita Gentil, José Gonçalves, André Amaro e Jorge Fernando, acontecerá no dia 25 de junho, às 15h00, na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes estão disponíveis na Casa da Cultura e na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré.

Paralelamente, continuam os ensaios do Coro da Memória, todas as segundas-feiras, às 14h30, no Laboratório do Envelhecimento. Este projeto junta cinco artistas a um grupo de seniores, que estão atualmente a preparar um espetáculo original a apresentar no Festival Cabelos Brancos. Este ano, o festival regressará ao Jardim Henriqueta Maia nos dias 25 e 26 de julho, e os preparativos estão já em curso, com oficinas de cenografia, restauro de mobiliário, criação de figurinos e outras vertentes criativas a decorrerem nos espaços do projeto Maior Idade.

O programa "Maiores Sobre Rodas" regressa este mês, proporcionando novas viagens culturais e momentos de convívio para os participantes. Entre os destinos previstos estão Montalegre, Pedras Salgadas, Caldas da Rainha, Luso e a Pateira de Óis da Ribeira, sendo esta última saída especialmente destinada às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.

Por fim, nas últimas quartas-feiras do mês, pelas 14h30, a Maior Idade colabora com o CROACI – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo na iniciativa “Passear os Animais do CROACI”. Esta ação integra-se no programa Maiores no Ambiente e pretende promover o contacto com a natureza e a sensibilização para o bem-estar animal, através de um gesto solidário que une seniores e animais abandonados.

Com esta programação abrangente, o projeto Maior Idade reafirma-se como uma referência nacional na promoção do envelhecimento ativo, através de uma abordagem humanista, sustentável e culturalmente rica, onde as pessoas, os afetos e o bem-estar estão sempre no centro.

 

Corrida Publicidade

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.