Depois do sucesso da primeira sessão do ciclo “Anatomia da Transgressão”, que esgotou a sala, o GrETUA (Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro) prepara-se agora para o segundo momento desta programação de cinema dedicada ao desejo e ao prazer. Na próxima segunda-feira, 9 de junho, às 21h00, será projetado pela primeira vez na nova tela do espaço uma cópia restaurada do polémico filme Crash (1996), de David Cronenberg.
Marcado como um dos filmes mais controversos dos anos 90, Crash mergulha nos cruzamentos perturbadores entre desejo, acidentes rodoviários e tecnologia. Nesta obra inquietante, a colisão entre corpo e máquina torna-se o ponto de partida para uma reflexão sobre o prazer que escapa à norma e os limites do corpo humano.
Esta será também a primeira sessão do ciclo a incluir uma conversa com o público, numa colaboração com investigadores da Universidade de Aveiro. A iniciativa pretende fomentar o pensamento crítico e expandir a experiência do cinema para além da exibição, aproveitando a proximidade do GrETUA à comunidade académica e o cruzamento entre arte e investigação.
A conversa após o filme contará com duas convidadas da Universidade de Aveiro: Joana Carvalho, docente no Departamento de Educação e Psicologia, psicóloga clínica e da saúde, sexóloga e presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. É investigadora no William James Center for Research, onde estuda o funcionamento sexual humano, incluindo formas de sexualidade que escapam às normas sociais. A acompanhá-la estará Tânia Ribeiro, docente no Departamento de Comunicação e Arte, investigadora nas áreas dos jogos digitais e personagens empáticas. Tânia cruza arte, cultura digital e tecnologia, enquanto dedica o seu tempo livre ao cuidado de colónias de gatos abandonados.
O ciclo “Anatomia da Transgressão” é composto por três sessões que exploram o corpo como espaço político, ficcional, íntimo e indisciplinado. Iniciado com a exibição de quatro curtas queer portuguesas, que desafiaram os modos dominantes de ver e fantasiar o toque e o cuidado, o ciclo prossegue com Crash como segundo capítulo. A última sessão será dedicada ao filme O Lado Obscuro do Coração (1992), uma obra poética e sensual onde amor e morte se entrelaçam numa espiral surreal.
Antes e depois de cada sessão, o foyer do GrETUA acolhe a vídeo-instalação The Kiss (2020), de Miguel De. A peça subverte a moral dominante sobre o obsceno e o sexo explícito ao colar fragmentos de filmes pornográficos hardcore, mostrando apenas os beijos. A obra dialoga com The Kiss (1896), de William Heise, um dos primeiros filmes comerciais da história do cinema, que escandalizou a sociedade da época precisamente por mostrar um beijo.
A segunda sessão de “Anatomia da Transgressão” promete, assim, continuar a desafiar convenções e a provocar reflexão, juntando cinema, arte, sexualidade e pensamento crítico numa noite de transgressão em Águeda.