AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

2nd Life Resin dá nova vida a resíduos de resina

Inovação

 

A produção de pranchas de surf é um processo que passa por diversas etapas. Uma delas, já na fase dos acabamentos, é a aplicação de uma camada de resina à superfície, para garantir maiores proteção e resistência. Acontece que nem toda a resina adere, acabando uma parte por escorrer da superfície e tornar-se desperdício. Este excedente é habitualmente encaminhado para aterro, sem novas utilizações.

É isso que Ana Catarina Antunes quer mudar com o 2nd Life Resin. Graças a este projeto, uma parte do excedente de resina é reaproveitada, sendo usada para o fabrico de peças decorativas como porta-velas ou bases para tachos.

O projeto tem uma história familiar por trás. A família é natural de Águeda, onde um avô de Ana Catarina possuía uma pequena oficina de móveis. Foi nesse espaço que António Manuel Antunes, irmão de Ana Catarina, começou um negócio de fabrico de pranchas de surf, em 1998. O Manila Surfboards – ou MSD Surfboards - seria transferido para Ílhavo vários anos depois, cerca de 2020, funcionando desde então na Zona Industrial da Mota, na Gafanha da Encarnação, no Município de Ílhavo.

Foi António Manuel, que tem a alcunha de Manila, hoje com 48 anos, que começou por fazer o reaproveitamento de uma parte do excesso daquela substância, produzindo maçanetas de portas. A irmã, de 51 anos, quis, porém, levar o projeto mais longe e, especialmente a partir da pandemia, diversificou a gama de produtos criados a partir do desperdício da resina. Através do 2nd Life Resin, produz porta-velas, porta-chaves, porta-incenso ou bases para tachos ou para copos, além de maçanetas ou extremidades de bengaleiros.

O projeto está ainda numa fase bastante embrionária. “Eu sou arquiteta paisagista de profissão, o 2nd Life Resin é um hobby”, explica Ana Catarina, que conta com a colaboração do irmão e da mãe. Ainda assim, o projeto é levado muito a sério, graças às preocupações ambientais da sua criadora. “Seguimos os princípios da economia circular. Temos esta preocupação de estender a vida útil deste material dando-lhe novas utilização”, diz à Aveiro Mag.

Corrida Publicidade

A indústria de fabrico de pranchas de surf, assinala Ana Catarina, é responsável pela produção de bastantes resíduos, muitos dos quais têm o aterro como destino, não sendo passíveis de reciclagem. Um desses resíduos é a resina que, no entanto, pode ser trabalhada para a criação de outras peças.

Esta substância é aplicada nas pranchas em estado líquido, mas a que não fica agarrada à superfície escorre e é depositada por António Manuel em recipientes próprios. É esse excedente, que acabaria “por ir para o lixo”, que é agora reaproveitado para a confeção de variadas peças decorativas. Esse trabalho é também executado nas instalações da MSD Surfbords, na principal zona de acolhimento empresarial do município ilhavense.

Ana Catarina já participou em algumas feiras em que expôs as peças da 2nd Life Resin – no Porto, em Lisboa ou em Matosinhos. Tem também apresentado o projeto a hotéis e outras instituições. Por outro lado, tem as suas peças à venda em algumas lojas em Aveiro, Coimbra, Porto ou Matosinhos.

O 2nd Life Resin dispõe de uma página no Instagram e está a ser pensada a criação de um site próprio.

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.