A jovem surfista aveirense Miriam Julião, da Associação de Surfistas de Vagos, conquistou no passado fim de semana o título de Campeã Regional de Surf do Norte na categoria de Sub-18 feminino, no âmbito da quinta e última etapa do Circuito de Surf do Norte presented by Crédito Agrícola, realizada nos dias 31 de maio e 1 de junho na Praia de Leça da Palmeira, em Matosinhos.
A competição, integrada no cartaz da 11ª edição do Porto&Matosinhos Wave Series, foi organizada pela Onda Pura Surf Center em colaboração com as Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos e contou com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Ao longo dos dois dias, cerca de 60 atletas disputaram os títulos regionais nas categorias de Sub-12, Sub-16 feminino, Sub-18 feminino e Sub-18 masculino, num cenário com boas condições para a prática da modalidade, com ondas entre um e um metro e meio e vento de noroeste.
Apesar de não ter vencido a etapa — a vitória nessa categoria coube a Teresa Pereira, do Surf Clube do Porto — Miriam Julião somou os pontos necessários para se sagrar campeã regional, resultado do seu desempenho consistente ao longo de todo o circuito. Esta conquista representa um marco importante na sua jovem carreira e um motivo de orgulho para o surf aveirense e para a Associação de Surfistas de Vagos.
Além de Miriam Julião, foram também coroados campeões regionais de 2025 Levi Hummel, do Clube de Surf do Cabedelo, em Sub-12; Madalena Guerreiro, da Associação Onda do Norte, em Sub-16 feminino; e Rodrigo Lima, do Clube de Surf do Norte, em Sub-18 masculino, naquele que foi o seu último ano na categoria.
A etapa foi marcada por finais bastante competitivas e por uma forte adesão, sobretudo na categoria Sub-12, que contou com 15 participantes, evidenciando a vitalidade do surf entre os mais jovens na região Norte. Kélio Silva, da Associação Onda do Norte, venceu na Sub-12; Madalena Guerreiro brilhou na Sub-16 feminino; e Guilherme Moreira, do Clube de Surf do Norte, dominou a categoria Sub-18 masculino.
A prova contou com o patrocínio oficial do Crédito Agrícola e o apoio de várias entidades e marcas, entre elas Gold Energy, Ramirez, 58 Surf, Solinca, Vitalis, Presto Pizza, Caetano Power, MEO e o Hospital de Santa Maria – Porto. O evento beneficiou ainda do suporte institucional da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, da APDL – Porto de Leixões e teve como media partners o SurfTotal, Beachcam e a Onfiresurfmag.com.
As competições do Porto&Matosinhos Wave Series regressam em outubro às praias da Frente Atlântica, com a realização do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Feminino e uma etapa do Campeonato Nacional de Longboard.