A Câmara Municipal de Águeda, através do seu programa de residências artísticas AgitLab, está a lançar um convite à comunidade local e a modelos interessados em integrar um projeto criativo internacional de pintura corporal que será apresentado no AgitÁgueda – Art Festival 2025. A iniciativa convida a população a partilhar histórias e memórias sobre a cidade, bem como a participar como modelos e bailarinos numa performance artística inédita.
Concebido pela artista Vilija Vitkute, bicampeã mundial de bodypainting, em colaboração com a coreógrafa Małgorzata Suś, este projeto propõe transformar o corpo humano numa tela viva que expressa a identidade, a memória e a cultura de Águeda. A criação artística será construída a partir de histórias reais partilhadas pela população, que servirão de base para uma performance que pretende cruzar arte, emoção e comunidade.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, destaca o caráter inovador desta iniciativa ao referir que se trata de “uma criação colaborativa, onde o corpo é tratado como tela viva” e que, ao mesmo tempo, “convida a comunidade a partilhar as suas memórias sobre Águeda e as suas gentes”. A proposta está inserida na estratégia cultural do AgitÁgueda e valoriza não só a linguagem artística contemporânea do bodypainting como também o património afetivo e humano do concelho.
Sob o título “Onde os mundos se encontram”, o espetáculo resultará de uma residência artística e será apresentado nos dias 5 e 6 de julho, transformando a cidade num palco vivo de expressão artística e diálogo social. A participação está aberta a todos os que queiram contribuir com relatos de experiências vividas, tradições locais, lugares marcantes ou pessoas que deixaram uma impressão duradoura no território de Águeda. Os contributos podem ser enviados até ao dia 15 de junho, por escrito, em áudio ou vídeo, para o e-mail agitlab@cm-agueda.pt.
Paralelamente, decorre o recrutamento de modelos e bailarinos com mais de 18 anos, residentes em Águeda ou arredores, com alguma experiência em movimento e conforto com a exposição do corpo, para integrar a performance artística. As artistas procuram entre 10 a 12 participantes de qualquer género. As candidaturas devem ser submetidas até 15 de junho, para o mesmo endereço de e-mail. Os ensaios terão lugar entre 27 de junho e 6 de julho, no Parque Municipal de Alta Vila, sendo os horários ajustados à disponibilidade dos selecionados.
Esta criação colaborativa visa dar visibilidade às histórias de vida dos habitantes de Águeda, transformando-as em arte viva e oferecendo ao público um espetáculo visual envolvente e emotivo, em que o corpo se funde com a história e a criatividade.