O reitor do centro da Universidade Tiradentes de Recife (UNIT – PE), Diogo Galvão, e o diretor académico da Universidade Tiradentes de Sergipe, Marcos Lobão, estão de visita à cidade de Aveiro, com vista a desenvolver um protocolo internacional de estágios em parceria com o Porto Digital Europa. A ideia passa por trazer alguns alunos dos cursos técnicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciências da Computação desta universidade brasileira até Aveiro com o objetivo de aqui realizarem estágios profissionais.
Na manhã desta quarta-feira, e antes de cumprirem uma ronda de visitas e reuniões, Diogo Galvão e Marcos Lobão adiantaram à Aveiro Mag que esta aposta surge no seguimento do trabalho que já vem sendo feito do outro lado do Atlântico, mais concretamente no Porto Digital, parque tecnológico instalado no centro histórico do Bairro do Recife e no qual vários alunos daquela universidade têm a oportunidade de adquirir competências práticas.
Agora, a partir do hub europeu do Porto Digital, que está sediado precisamente no centro de Aveiro, estima-se poder proporcionar uma experiência internacional enriquecedora a vários alunos oriundos daquela instituição de ensino superior.
“Ainda estamos a desenvolver o desenho do projeto, mas pensamos num modelo inicial para dez alunos, cinco de Sergipe e cinco de Pernambuco [Recife]”, adiantou Diogo Galvão.
Instalado em Aveiro desde 2023, o parque tecnológico que no Brasil junta mais de 350 empresas e quase 15 mil profissionais é encarado como “um empreendimento de sucesso”, associando “universidades, poder público e empresas”, destacou, por seu turno, Marcos Lobão. Um trabalho que ganhou uma nova possibilidade de crescimento com a abertura do Porto Digital Europa, em Aveiro.
Localizado no nº 45 da Rua Dr. Manuel Firmino, este organismo, recorde-se, pretende fazer a ponte, para as empresas, entre o Brasil e a Europa.