AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Vieira da Silva apresenta “Memória a Sudoeste” no Laboratório das Artes

Palcos

Afonso Ré Lau

Vieira da Silva, um dos nomes incontornáveis da música de intervenção em Portugal, regressa aos palcos no próximo dia 18 de junho com o espetáculo “Memória a Sudoeste”, a ter lugar no Laboratório das Artes, em Ílhavo. O concerto decorre entre as 21h30 e as 22h30 e insere-se na programação cultural do município, sendo dirigido a maiores de 6 anos.

Os bilhetes têm um custo de 6 euros e estarão disponíveis a partir do dia 6 de junho. A organização disponibiliza um desconto de 20% para diversos públicos: Bombeiros Voluntários de Ílhavo, portadores do Cartão Jovem, Cartão Família, Circuito Turístico, pessoas desempregadas, funcionários, agentes e colaboradores da Câmara Municipal de Ílhavo, grupos com mais de 10 pessoas, jovens até aos 17 anos, profissionais da cultura e seniores com mais de 65 anos.

Natural de Ílhavo, onde nasceu a 11 de julho de 1946, Vieira da Silva é uma figura marcante da música de intervenção, com uma carreira iniciada nos anos 60. Em 1962, publicou os seus primeiros versos no jornal O Ilhavense e, em 1965, três dos seus poemas foram destacados por Mário Castrim no suplemento juvenil do Diário de Lisboa.

A sua carreira musical arrancou com força em agosto de 1969, ao vencer o 1º Festival de Música Popular Portuguesa no Casino da Figueira da Foz. Poucos meses depois, lançou o seu primeiro disco, Canção para um povo triste, pela editora RR Discos – trabalho que viria a ser apreendido pela PIDE. Ainda em 1970, editou dois novos discos: Para a construção da cidade necessária e Canto da hora chegada. O quarto álbum, Os lobos: eles estão aí, chegou em abril de 1975, pela Valentim de Carvalho, com arranjos de José Cid. O último disco da sua discografia, A Sudoeste, foi lançado em abril de 1977, na FIL.

Vieira da Silva é também autor do livro Marginal (poemas breves e cantigas), publicado em 2002. A sua obra, atravessada por uma profunda consciência social e política, continua a ecoar junto de várias gerações, tornando o seu regresso aos palcos um momento esperado e simbólico.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos através do e-mail bilheteira.23milhas@cm-ilhavo.pt ou na plataforma online ilhavo.bol.pt.

 

Mareato Publicidade

2 Comentário(s)

vieira da silva
21 jun, 2025

maria josé santana: obrigado pela publicação. samuel: obrigado pelo comentário.

samuel
18 jun, 2025

grande figura! querido companheiro de canções!

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.