O município de Oliveira do Bairro vai adquirir 130 computadores portáteis e 57 acessos à internet, para alunos com estas necessidades, para que possam ter acesso ao novo regime de ensino à distância e assim terminar o ano letivo.
De acordo com Lília Ana Águas, vereadora da Educação, os equipamentos “vão ser entregues ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, que fez o levantamento dos alunos que, de facto, têm essa necessidade”.
O objetivo da autarquia bairradina com esta iniciativa, segundo Lília Ana Águas, é o de “contribuir para que todos os alunos do nosso Concelho tenham as mesmas oportunidades e ferramentas de acesso às aulas e conteúdos digitais, que serão transmitidos pelos seus professores, e assim concluir este ano letivo, não saindo prejudicados pela sua situação socioeconómica”.
A decisão da autarquia, que vai implicar um investimento a rondar os 70 mil euros, surge na sequência da decisão do Governo de manter até ao final do ano letivo, no âmbito da pandemia da COVID-19, para os alunos do primeiro ao 10.º ano, o regime de ensino à distância, incluindo o recurso a conteúdos pedagógicos transmitidas pela RTP Memória, a partir de 20 de abril.
De referir que o município tem estado a apoiar o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, com a ajuda das Juntas de Freguesia, na entrega de materiais pedagógicos aos alunos que, até ao momento, não têm acesso à internet ou computador.
Outro dos apoios que a autarquia tem dados aos alunos mais carenciados, nomeadamente aos do Escalão A da Ação Social, é a entrega de refeições nas suas casas, que será também estendido aos alunos do escalão B.