O Aveiro é Nosso, projeto da Associação Académica da Universidade de Aveiro, desenvolveu uma plataforma de apoio ao estudo a estudantes do ensino básico de Aveiro através de voluntários estudantes da Universidade de Aveiro dos vários ciclos de estudo das várias áreas científicas.
Assim, a plataforma divide-se em duas vertentes: ajudar ou ser ajudado. A ajuda pode ser proporcionada de duas formas. Uma delas passa pelo apoio ao Estudo individual (do 1º ao 9º ano) gratuito, onde o Aveiro é Nosso recebe os pedidos de ajuda e fornece o contacto e informação do voluntário que se adeque às características do pedido. Os voluntários contam com o apoio e monitorização de docentes do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, parceira desta plataforma, de forma a existir acompanhamento dos mesmos.
A outra ajuda assenta na recolha e doação de equipamentos informáticos - a plataforma Aveiro é Nosso engloba e apoia uma iniciativa do GrETUA - Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro - onde, de forma gratuita, dota os mais carenciados (com incidência em crianças e adolescentes) de equipamentos informáticos essenciais para o ensino à distância.
Assim, quem tiver computadores, portáteis, tablets, webcams e/ou microfones que já não tenham uso, pode doá-los na plataforma.
A plataforma Aveiro é Nosso assume-se de Estudantes para Estudantes e tem como propósito ajudar aqueles que mais precisam, numa fase em que a solidariedade não tem, nem poderia ter, fronteiras.