Tech sessions com oradores nacionais e internacionais, área de gaming, workshops, exposições, instalações de luz, som, artes digitais e performances são algumas das muitas atividades que farão parte da Aveiro Tech Week, que decorre entre 6 a 12 de outubro.
Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), esta iniciativa gratuita dedicada à promoção da tecnologia, arte e cultura reforça o posicionamento do Município enquanto epicentro da rota tecnológica e polo de atração para as indústrias tecnológicas e criativas.
Constituída por dois grandes eventos – Techdays Aveiro (de 6 a 12 de outubro) e PRISMA / Art Light Tech (de 8 a 11 de outubro) –, a Aveiro Tech Week propõe um vasto programa de iniciativas abertas à Cidade e à comunidade, que desafiam o público a conhecer o que tem sido feito na área da transição digital da cidade.
PRISMA volta a iluminar Aveiro
De 8 a 11 de outubro a Cidade de Aveiro ganhará novas perspetivas com o festival PRISMA / Art Light Tech, evento que interliga as áreas da arte, da tecnologia e do património. O arranque do festival terá lugar no interior de vários edifícios históricos e, nos dias 10 e 11, irá estender-se para locais ao ar livre, com instalações de luz em jardins, praças e ruas de Aveiro.
“A Forma das Coisas” é o tema da edição de 2025 do PRISMA, reunindo um conjunto de obras que exploram as possibilidades da geometria, da perceção e da criação, trazendo por diversas vezes a interação do público para a cena. Uma fusão entre o orgânico e o digital com 20 instalações, quase todas em estreia nacional, de artistas de nove nacionalidades.
Conferências sobre microeletrónica, cibersegurança e comunicações quânticas
No âmbito do TECHDAYS Aveiro irão decorrer várias tech sessions que vão juntar, no mesmo palco, especialistas e organizações de âmbito nacional, com a participação de alguns convidados internacionais, para debater a importância da tecnologia na gestão e no futuro das cidades.
O III Congresso da Agenda da Microeletrónica, DLT/Blockchain Aplicados: dos domínios consolidados às oportunidades emergentes, a cibersegurança na Sociedade: responsabilidade partilhada, impacto coletivo e a utilidade de drones na defesa, vantagens e contramedidas são alguns dos destaques das tech sessions.
Destaque ainda para a sessão do NATO VIP Day que será uma oportunidade única para conhecer de perto iniciativas inovadoras no domínio da defesa e segurança, bem como para interagir com especialistas, empresas e equipas participantes no exercício.
Já os workshops, que decorrerão no ATLAS Aveiro, serão dedicados à apresentação e debate de projetos e temáticas ligadas à transformação tecnológica, debates sobre dados, Fintech ou Inteligência Artificial.