Nestes tempos em que continuamos afastados dos mais velhos, há quem tente atenuar os efeitos do distanciamento com “Abraços à Janela”. A proposta está a ser dinamizada pela câmara municipal de Santa Maria da Feira e a Casa dos Choupos, que através da música, artes circenses, histórias, poesia e dança pretendem tornar o dia dos idosos um pouco mais feliz.
O projeto foi lançado, na passada semana, no Centro de Acolhimento de Doentes em Convalescença - Ozanam, estendendo-se também ao lar de idosos da instituição, com a presença de familiares dos utentes e do presidente da câmara Emídio Sousa. O Orfeão da Feira, representado pelo seu presidente Fábio Pinto, foi responsável pela animação e tocou, em acordeão, músicas de tempos antigos que apelaram às memórias dos idosos e deram azo a alegres cantorias e pezinhos de dança.
Através dos “Abraços à Janela” - que irão chegar a outras instituições feirenses -, exalta-se a premissa de que “a proximidade se veste de diferentes formas, ultrapassando as limitações espaciais e temporais”.
Embora a tecnologia tenha potenciado essa proximidade, ainda existem pessoas sem acesso a ela e os promotores do projeto propõem-se, assim, a “abraçá-las” através de músicos, storytellers, artistas circenses, poetas e bailarinos, num trabalho conjunto em que estão sempre asseguradas as normas da Direção-Geral de Saúde e do Estado de Calamidade.