AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Requalificação da envolvente à Estação de Ovar dá prioridade ao peão

Região

A empreitada de “Requalificação da envolvente à Estação e Jardim Almeida Garrett – Ovar” foi consignada na passada sexta-feira. Trata-se de uma obra estruturante e fundamental para o desenvolvimento da cidade de Ovar, que se encontra inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Ovar e que representa um investimento de quase um milhão de euros.

Esta intervenção terá a duração de um ano e pretende beneficiar a área envolvente à Estação de Caminhos-de-ferro e ao Jardim Almeida Garrett, sob o ponto de vista do conforto e segurança na circulação rodoviária, ciclável e, sobretudo, pedonal, com alinhamento e alargamento dos percursos existentes, com a atribuição de caráter pedonal ao Largo Serpa Pinto (da Estação), criação de nova área e reorganização dos lugares de parqueamento automóvel e instalação de mobiliário urbano (marcos limitadores, floreiras, papeleiras, etc.).

A área a intervencionar engloba o principal eixo de entrada na cidade de Ovar, para quem utiliza os transportes públicos, nomeadamente o caminho-de-ferro. Atualmente, o espaço apresenta o mesmo desenho urbano que foi estabelecido há muitas décadas e foi adaptado, pontualmente, sempre concedendo primazia ao automóvel.

Neste sentido, esta obra visa tornar o peão o interveniente mais importante no espaço público, em detrimento do automóvel; ligar o espaço público da Estação ao Jardim Garrett, que já foi objeto de intervenção no âmbito do Programa PEDU; organizar e facilitar o estacionamento para quem utiliza os transportes coletivos; ligar a Rede Ciclável do Concelho à Estação de Ovar.

A extensão dos arruamentos em causa perfaz um total de um quilómetro, numa área de cerca de 1,50hectares, englobando a zona nascente do centro da cidade, que intercala habitações, estabelecimentos comerciais e de serviços, destacando-se a Repartição das Finanças e a Estação de Caminhos-de-ferro.

Agueda Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.