Pelo quarto ano consecutivo, a FaaVa – Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos regressa à Pérgola, no centro da Vila de Vagos, com a abertura prevista para o dia 22 de março. Este certame, organizado pelo Município de Vagos com a colaboração do Núcleo Empresarial de Vagos (NEVA), tem como objetivo valorizar o artesanato e promover os valores patrimoniais, culturais e turísticos do concelho de Vagos.
A FaaVa constitui-se como um espaço privilegiado para a promoção, venda, compra e troca de velharias, antiguidades e peças de colecionismo, abrangendo uma vasta gama de artigos, designadamente artefactos etnográficos, bibelots, quinquilharias, livros, discos, jornais, revistas, selos, postais, moedas, relógios, máquinas, mobiliário, artigos para o lar e peças de arte.
Para o ano de 2026, estão já confirmadas três edições da FaaVa, cada uma associada a efemérides relevantes: 22 de março (celebração do Dia do Pai, da Primavera e do Dia do Artesanato; 3 de maio (comemoração do Dia da Mãe); e 7 de junho (celebração do Dia da Criança).
À semelhança das edições anteriores, a participação na FaaVa continua isenta de pagamento de taxa, embora sujeita a inscrição prévia. Os interessados em participar enquanto expositores poderão realizar a sua inscrição anual através do formulário disponibilizado pelo Município de Vagos.
A Câmara Municipal de Vagos reforça o convite a todos os artesãos, antiquariários, colecionadores e demais interessados para que participem nesta iniciativa, que se tem vindo a afirmar como um importante ponto de encontro para os amantes do artesanato e das antiguidades na região.
Para informações adicionais ou esclarecimentos, os interessados podem contactar através do endereço eletrónico faava@cm-vagos.pt. As normas de participação encontram-se igualmente disponíveis para consulta em www.cm-vagos.pt.